A História do Cabide

abril 17, 2020

Fonte: Shutterstock


O INÍCIO

Inventado há quatro mil anos o cabide teve suas primeiras imagens conhecidas em hieróglifos extraídos de um sarcófago egípcios que nesse período o cabide era apenas usado como um recurso para preservação das túnicas que possuíam tecidos delicados – essas roupas eram colocadas na posição vertical e em local ventilado, fazendo com que a peça fosse mais tempo preservada.
Com o passar o temo, durante a Idade Média, os cabides desapareceram culpa da moda que era usar uma roupa que mais parecia um camisolão de lã, linho ou algodão, que não precisava de cuidados especiais, assim como a forma de guarda-las pois tudo era mantido em arcas e baús.

 

A EVOLUÇÃO.

Apesar de existir muitas divergências e controvérsias sobre quem realmente inventou o modelo mais tradicional e conhecido de cabides, aquele inspirado nos nossos ombros e feito de arame (países Bélgica, Estados Unidos e Canadá disputam o feito) foi surgindo, com o passar do tempo, uma grande variedade de cabides e este item tão trivial se transformou em unanimidade no planeta.

Os cabides mais conhecidos hoje são:

  • Cabide de Plástico;
  • Cabide de Acrílico;
  • Cabide de Madeira;
  • Cabide Cromado;
  • Cabide de Veludo;
  • Cabides Organizadores;

Além do desenvolvidos especialmente para roupas específicas como:

  • Cabides para Terno;
  • Cabides para Lenços e Charpes;
  • Cabides para Lingerie.
  • Cabides para Biquinis e Collant e muitos outros.

 As cores mais comuns são: Cabide Branco, Cabide Preto e Cabide Prata.




Fonte: Mainetti


HISTÓRIA MAINETTI

No início dos anos 50, Romeo Mainetti, um mecânico italiano de carros de corrida, foi trabalhar em Valdagno para pilotos de corrida conhecidos como Marzotto Counts.

O pai dos motoristas, o conde Gaetano, foi o pioneiro têxtil por trás da mundialmente famosa corporação Marzotto. Marzotto começou a capitalizar a demanda por roupas prontas, o que exigia cabides. Na época, estes eram feitos de madeira.

O irmão de Romeu, Mario, trabalhava para uma empresa de plásticos. Juntos, eles criaram um cabide inovador para os ternos prontos do Count - um cabide de plástico ergonomicamente projetado e de alta qualidade que apresentaria roupas melhores do que a versão de madeira volumosa e cara.

Em 1961, Romeo e Mario se uniram aos irmãos Gianni e Luigi para criar Fratelli Mainetti (FM) e abriram uma pequena oficina em San Quirico. Eles rapidamente estabeleceram uma reputação de inovação e qualidade, fornecendo todos os principais fabricantes de roupas da Itália - incluindo Monti, San Remo, Max Mara e muito mais. Superando sua oficina, os irmãos mais tarde mudaram a empresa para Castelgomberto.

À medida que a demanda por produtos Mainetti aumentou, eles se mudaram para o Reino Unido e, eventualmente, para a França, Canadá e Holanda. Na década de 1980, eles se expandiram por todo o norte da Europa e entraram no subcontinente indiano e no sudeste asiático. Em 1996, eles adquiriram a Pendy Plastic Products.

Hoje, Mainetti emprega mais de seis mil pessoas em 90 localidades em seis continentes. Temos controle absoluto sobre a qualidade de nossos produtos e o bem-estar de nossos funcionários.

 

NO BRASIL

No Brasil, o Cabide também tem outros nomes dependendo da região (Cruzeta e Ombreira). A princípio, sua importância pode se resumir a um mero suporte, mas o cabide é um forte recurso de venda (saiba mais aqui). Hoje o cabide é também peça de decoração do quarto, valorizando a exposição e organização das roupas em um belo closet ou armário.­

A Mainetti Brasil começou suas atividades em 2015 trazendo todo seu conhecimento e expertise como a qualidade dos cabides, uma vasta gama de modelos, agilidade na distribuição e etc.