5 tipos de layout de loja que empreendedores devem conhecer

fevereiro 08, 2024

Layout de loja



O que faz um consumidor permanecer mais tempo em um estabelecimento comercial? A pergunta é genérica e, claro, seria necessário ter outras informações para resposta. Mas, há um fator que certamente contribui: o layout. Quando o empreendedor conhecer os vários tipos de layout de loja e entende a melhor opção para o seu negócio, aumenta as chances de reter os clientes e mais, converter essa permanência em vendas.

 

O layout inclui, por exemplo, fachada, vitrine, distribuição dos produtos pelo espaço, localização do caixa, da entrada e da saída. Cada item deve ser planejado para criar uma experiência de compraagradável e que fique na memória do consumidor. A seguir confira cinco tipos de layout de loja para o seu comércio:

 

1 – Layout de lojaFree flow

Dinamismo. Essa é a principal característica desse tipo de layout de loja. O fluxo de circulação pelo ambiente é livre e, portanto, cada cliente terá uma experiência única pelo espaço. Em geral, atende ao consumidor sem um direcionamento específico, que está aberto ao acaso.

 

A organização desse tipo de layout, por outro lado, pode passar a impressão de certa desorganização e por isso é interessante ter bastante espaço físico para distribuição dos produtos. Esse modelo costuma atender as necessidades das lojas de departamentos, como as de vestuário.

 

2 -Reto ou simples

Ao contrário do modelo anterior, esse tipo de layout é mais recomendado para espaços menores. A ideia é uma circulação linear. Nesse sentido, vale inserir o caixa no final do percurso, fazendo com que o cliente percorra todo o estabelecimento para efetuar a compra. Com isso outros itens podem ser adquiridos no meio do trajeto.

 

Por ser simples, num único sentido, é preciso atentar à sinalização dos produtos para que eles não passem desapercebidos. O uso de cores e displays ajudam a chamar a atenção. Lojas de conveniência e de bebidas usam esse layout.

 

3 -Em grade

A organização é a palavra-chave desse tipo de layout de loja. Os produtos são distribuídos em colunas e de maneira linear. O foco está na funcionalidade, em facilitar o fluxo pelo espaço e o acesso aos produtos.

 

Um ponto negativo talvez seja o foco na funcionalidade, deixando o ambiente menos acolhedor, impessoal. Esse modelo costuma ser uma boa escolha para lojas multimarcas, como supermercados e drogarias.

 

4 - Layout em loop

Nesse caso a proposta é fazer o cliente percorrer um trajeto que vai da entrada até o caixa. Assim, ele pode conferir todos os produtos que são distribuídos nas laterais (paredes) e numa ilha central, aumenta as chances de venda não planejada.

 

Esse tipo de layout sugere a inserção de displays mais criativos, uso de elementos decorativos, criando um clima mais amigável. Não são a melhor opção para as compras rápidas, pois o cliente deverá percorrer a loja toda para efetuar o pagamento.

 

Lojas de decoração e roupas que tenham mais de uma categoria podem utilizar esse tipo de layout.

 

5 -Caminho forçado

O nome é autoexplicativo. O layout é formatado para que o cliente percorra um trajeto específico. Um pouco semelhante ao tipo de layout simples, mas não exatamente linear, um corredor.

 

Esse modelo instiga a compra não planejada, já que o cliente passa por todos os produtos da loja. Por outro lado, pode ser incômodo para quem deseja chegar rapidamente ao caixa e sair do local. Padarias costumam usar esse tipo de layout.

 
Quais são as vantagens de implantar um layout para loja?

Uma das principais vantagens de planejar um layout adequado ao seu negócio é fazer com que o cliente se sinta bem, permanecendo mais tempo na loja e, muitas vezes, comprando. Esse clima amigável contribui ainda para o retorno, ou seja, a fidelização do consumidor.

 

Além de maximizar as vendas e aumentar os lucros, o layout ajuda na redução dos custos operacionais, impactando a produtividade da loja.

 

Agora você já conhece alguns tipos de layout de lojae pode avaliar o que mais combina com o seu negócio. Vale ressaltar que nessa empreitada é importante contar com bons fornecedores. Assim mobiliário, displays, itens decorativos, entre outros objetos, ajudam a realçar os produtos.

 

Se você gostou do nosso artigo, confira também "Como fazer o layout de loja de roupas