Como fazer um layout de loja de roupas para reter clientes

janeiro 12, 2024

layout de loja


O layout de loja está entre os principais aspectos de uma boa experiência de compra. Isso porque engloba todos os elementos visuais do negócio como fachada, vitrine, manequins, displays, mobília etc. 

Para um layout atrair e reter clientes é preciso considerar alguns fatores como o tamanho do espaço físico, o público e orçamento para investir no projeto. Se você quer mais informações sobre o tema para formar ou aumentar a clientela, continue conosco e confira.

O que é layout de loja?

O layout de loja consiste na maneira como o ambiente é projetado para receber os clientes. Sua função é contribuir para a valorização dos produtos a fim de atrair e fidelizar o cliente. Além disso, deve ser um local acolhedor e atrativo para o comércio.

 

A partir do layout determina-se:

 

  • exposição dos produtos pela loja
  • a fachada da loja
  • posicionamento dos provadores, do caixa e do estoque
  • a iluminação
  • composição da vitrine
  • decoração

 

É importante destacar que quanto mais personalizado e criativo for o layout, maior a chance de chamar a atenção o consumidor. Isso significa apostar em diferenciais que destoem da concorrência ao redor.

Por que o layout é importante para as vendas?

Quando a escolha do layout é bem estruturada a probabilidade de reter o cliente na loja aumenta significativamente e, por consequência, a venda dos produtos. Isso porque o projeto considerou toda a jornada de compra pelo consumidor. Do primeiro impacto da vitrine ao acesso para o pagamento no caixa.

Com um layout bem executado é possível, por exemplo:

  • Destacar os produtos com maior potencial de venda
  • Aumentar o ticket médio, pois o cliente permanece mais tempo na loja e assim pode comprar mais
  • Garantir melhor circulação de pessoas no ambiente, contribuindo para o bom atendimento
  • Evitar filas no caixa, o que pode gerar a desistência da compra

O que considerar no projeto do seu layout?

Para obter sucesso com o layout da sua loja, o primeiro passo é conferir as medidas do espaço. A metragem ajuda a determinar se será possível montar um ou dezenas de provadores, o tamanho da vitrine e área de estoque.

Outro ponto importante é o perfil do seu consumidor. A faixa etária, o poder aquisitivo, entre outras informações específicas, ajuda a planejar a forma como os produtos serão apresentados, as cores mais adequadas, o tipo de iluminação.

Também será fundamental verificar o seu orçamento, pois nem sempre será suficiente para fazer tudo de uma vez. Dessa forma, priorize os quesitos mais importantes na jornada de compra do cliente.

Como fazer o layout de loja?

O layout de loja precisa considerar diversos aspectos, então, para começar, use a identidade visual do seu negócio para compor a fachada. O logo bem aparente ajuda o consumidor a memorizar a marca. Mas, antes de colocar uma placa ou fazer qualquer outra intervenção, verifique a legislação sobre propaganda no seu município.

Com relação à vitrine é importante dispor os produtos de forma organizada e criativa, podendo contar com objetos cênicos e painéis. Afinal, ela funciona como o cartão de visita da loja. É o espaço para apresentar as peças mais interessantes do mostruário, assim como destacar promoções.

Dentro da loja, os produtos devem estar acessíveis ao consumidor, especialmente quando se trata do setor de vestuário. As pessoas gostam de tocar o tecido e experimentar antes da compra. Portanto, vale separar as roupas por cores e tamanhos, deixando o consumidor mais à vontade.

Outra dica é optar por cores, revestimentos, objetos de decoração e mobília - como poltronas, cadeiras e espelhos - de acordo com a fachada e identidade visual da marca. O menos é mais, então evite exageros para que o layout não fique confuso.

Como mostramos aqui, o layout de loja é capaz de proporcionar uma melhor experiência ao consumidor, mantendo-o mais tempo dentro do comércio e, possivelmente, comprando. Portanto, aproveite as dicas acima e antes de colocar o seu projeto em prática, pesquise os fornecedorespara garantir os melhores produtos.

 

Aproveite e também saiba o que é Visual Merchandising.